Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental
Anos Iniciais- 1º ao 5º

O mundo está em constantes mudanças e preparar os alunos para esse movimento é um dos objetivos do CENSGRA nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Todas as atividades pedagógicas desenvolvidas devem preparar e motivar a criança para o diálogo, respeito às diferenças e ao meio-ambiente, o incentivo pela investigação e pesquisa, possibilitando o despertar “pela” e “para” a inovação.

Nossa Estrutura de Ensino
O trabalho escolar é desenvolvido em clima de cooperação entre todos os atores do processo, em busca da construção de um conhecimento sólido e significativo. É desenvolvido um avanço de inovação no letramento e na alfabetização, pois ensino e aprendizagem dialogam com os contextos em que as crianças se inserem, com o objetivo de prepará-los para atuarem como protagonistas na sociedade.
Essa etapa letiva proporciona ao aluno condições de:
• garantir que o ingresso no Ensino Fundamental seja a etapa de transição para o uso da comunicação escrita e oral, dentro da norma brasileira, resguardando as necessidades e respeitando as características das crianças dessa faixa etária, a fim de que sejam evitadas rupturas no processo de construção do conhecimento, com o desenvolvimento de um currículo e um processo de avaliação específico.
• desenvolver o raciocínio; criar estratégias; construir autonomia; ter autoconfiança; aguçar a curiosidade e a criatividade; desenvolver o senso crítico, ampliar a capacidade de argumentação.
• interessar-se por ouvir e manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
• fazer uma inter-relação entre o contexto escolar e as situações do cotidiano; interpretar e transformar a sua realidade.
• cooperar, tomar decisões em grupo e conviver com as diferenças.

Sistema de Ensino Uno Educação

O UNO educação é um projeto educacional completo que contempla soluções integradas e tecnológicas que promovem o desenvolvimento de competências e habilidades. Diferente das propostas focadas apenas em conteúdo e resultado, nosso projeto transforma a realidade escolar, por meio da educação com propósito.

Este é o período em que a criança passa pela transição das brincadeiras para o conteúdo didático mais formal. Mas nada de deixar a ludicidade e as interações de lado! Aqui, entram em cena conteúdos mais abstratos (como a sistematização da alfabetização e as operações matemáticas) e tarefas mais complexas. Um material que vai além da aprendizagem cognitiva e que incentiva a autonomia e o uso responsável da tecnologia!

Recursos Curriculares

Módulos impressos e digitais, com teoria, atividades e multimídias.

Alfabetizar e Letrar: Atividades para apoiar o processo de alfabetização, dando continuidade ao trabalho iniciado no G5. Impresso para o aluno, digital com orientações didáticas para o professor.

Varal de Letras: Aplicativo que auxilia o processo de letramento.

Tábua de Números: Aplicativo que apoia a aprendizagem em matemática.

TRAJETOi: Recurso interdisciplinar temático elaborado segundo a Matriz UNO de Competências. Recupera e articula conteúdos de diferentes componentes curriculares – especialmente História, Geografia e Ciências – por meio de metodologias ativas e da cultura maker, promovendo a autonomia e o engajamento dos alunos.

Aprender a Pensar - 1º ao 5º ano.

Aprender a Filosofar- 2º ao 5º ano.

Aprender a Ser - 3º ao 5º ano.

 

Horários

1º ao 3º Ano
• Vespertino: 13h às 17:30
• O recreio é de 20 minutos e não faz parte da carga horária.

4º e 5º Ano
• Matutino: 07h às 11:30

 

© 2023 CENSGRA. Todos os Direitos Reservados